Uso de chupeta em crianças
MEU FILHO PODE USAR CHUPETA?
Uso de chupeta em crianças. Costumo responder que o uso consciente da chupeta não vai prejudicar o desenvolvimento craniofacial da criança. Mas o que seria esse uso consciente?
Tudo vai depender da intensidade, frequência, duração e direção do uso da chupeta. Crianças que passam o dia todo com a chupeta pendurada na roupinha, com fácil acesso a ela, com certeza têm mais probabilidade de desenvolverem alterações oclusais, por exemplo. Crianças que só usam a chupeta pontualmente na hora de dormir para se acalmar e depois que dormem os pais tiram a chupeta. Têm menos chance de desenvolverem problemas oclusais.
Portanto é importante que os pais saibam usar a chupeta como aliada apenas em situações pontuais. E não permitir que a criança fique o dia todo com a mesma na boca.
Problemas que o uso de chupeta em crianças podem levar
O problema mais comum que as chupetas causam são má oclusões. Ou seja, a criança desenvolve uma mordida aberta e/ou cruzada, por exemplo. E para corrigir essas má oclusões é importante a remoção do hábito. Além do uso de aparelhos ortodônticos.
Se seu filho usa chupeta, até 2 anos é uma idade limite para remoção da mesma. Já existem estudos que comprovam que o organismo consegue fazer autocorreções de mordida aberta até os 4 anos.
Assim, é importante o uso consciente, somente nos momentos mais críticos, onde a criança não consegue se acalmar. E remoção até no máximo 2 anos, para aguardarmos acompanhando se haverá a autocorreção.
Como remover o hábito do uso de chupeta em crianças?
Remover o hábito de chupeta pode ser uma tarefa difícil para os pais e para as crianças. Algumas sentem tanta falta da chupeta que começam a “chupar dedo” quando os pais tentam remover a chupeta.
E falando em sucção digital (chupar dedo), esse hábito é considerado pior, em termos de consequências oclusais, que a chupeta. Ao chupar o dedo alem do movimento de sucção a criança também faz pressão no palato (céu da boca) o que causa uma má oclusão mais grave. Podendo até atrapalhar o ato respiratório da criança, que passa a ter uma respiração bucal, por conta de um abaulamento do septo nasal. Além disso, o dedo da criança vai permanecer ali para o resto de suas vidas. Não é muito raro encontrar adolescentes e até mesmo adultos que ainda apresentam sucção digital, pela dificuldade de romper um hábito.
Por que é tão difícil remover o hábito?
Mas por que é tão difícil interromper um hábito que está fazendo mal à criança? Existem nos lábios muitos receptores que ao estimulados com a chupeta, dedo ou até mesmo ao roer unhas, proporcionam sensação de bem estar, prazer e segurança para o indivíduo. Fazendo com que eles se acalmem. Muitas vezes essa necessidade de se acalmar é suprida com o aleitamento materno. Assim, as crianças que fazem uso do aleitamento materno tendem a não sentir tanta necessidade de usar chupeta. E é importante que os pais, nos primeiros dias de vida da criança, tentem não oferecer a chupeta.
Cabe ao Odontopediatra, avaliar cada caso individualmente, e fornecer apoio, aconselhamento e conscientização do paciente e dos seus pais. Propondo técnicas de modificacação de comportamento, acompanhamento psicológico, terapia miofuncional e terapêutica com aparelhos.
Fontes: Associação Brasileira de Odontopediatria
American Academy of Pediatric Dentristy
Gostou desse texto? Não se esqueça de deixar um comentário abaixo!
Siga-nos no Facebook: www.facebook.com/odontopediatriarigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário