Devo oferecer suco de fruta para bebês?
Suco de fruta para bebês é um assunto que está tomando conta da mídia nos últimos dias. Isso porque a Academia Americana de Pediatria divulgou, no último dia 22, uma nova recomendação. Não oferecer suco de fruta para bebês menores de 1 ano.
Ao contrário do que muitos pais pensam, o suco de fruta não oferece nenhum benefício nutritivo para bebês menores de 1 ano. O leite materno ou em fórmula é suficiente para bebês menores de 1 ano. A nova recomendação foi baseada nas crescentes taxas de obesidade infantil. E também visando a preocupação com a saúde bucal das crianças. Nós, profissionais de saúde, já sabíamos que os sucos não são bons substitutos para as frutas frescas. O que queremos é desaconselhar o uso de sucos e incentivar o consumo de frutas frescas. Os sucos carecem de fibra dietética e podem contribuir para um ganho excessivo de peso.
Para as crianças maiores de 1 ano, pequenas quantidades de suco 100% da fruta, em moderação, podem ser consumidos em uma dieta saudável e equilibrada. Atualmente, com a correria do dia a dia, os pais pensando em oferecer alimentação saudável ao filho, fazem o uso de suco de garrafinhas, ou em copinhos que facilitam o consumo ao longo do dia. Esse hábito é totalmente desaconselhado. Vamos evitar que nossos filhos ingiram bebidas açucaradas. Estaremos contribuindo para a saúde bucal e evitando a alta ingestão de calorias. As crianças que tomam suco ao longo do dia, têm mais chances de apresentarem a doença cárie. Inclusive, é desaconselhado oferecer sucos na mamadeira durante a noite (madrugada) para as crianças. Pois aumentaria muito o risco de desenvolver a doença.
Então, veja como ficou a nova recomendação para suco de fruta
- Suco de fruta para bebês menores de 1 ano – não está recomendado
- Sempre dê preferência à fruta inteira ou amassada.
- Crianças de 1 à 3 anos – podem consumir 120ml de suco por dia
- Crianças de 4 à 6 anos – podem consumir 180ml de suco por dia
- Crianças maiores de 7 anos – podem consumir 240ml de suco por dia
♦ Lembrando que o suco sempre deve ser natural 100% da fruta
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário