O que fazer quando seu filho chora muito para escovar os dentes
É muito comum os pais relatarem que o filho pequeno, ainda bebê, chora muito para escovar os dentes. E todas as vezes que vão escovar é uma verdadeira “luta”. Para os bebês, a cavidade bucal tem um papel muito importante. É por ela que eles se alimentam, mamam, sentem o conforto da chupeta, expressam seus sentimentos ao chorar, gritar e falar. Eles realmente se sentem incomodados quando alguém (mesmo que os pais) tentam mexer em suas bocas.
Mas também sabemos que a partir do momento em que os dentes de leite irrompem na cavidade bucal, já ocorre o risco do bebê apresentar doença cárie. E consequentemente lesões de cárie. Essa doença é diretamente ligada à dieta e higiene bucal. Portanto, se não escovarmos todos os dias, pelo menos duas vezes ao dia com pasta de dente fluoretada desde o irrompimento do primeiro dente de leite, ainda no bebê, corremos o risco dele apresentar lesões de cárie. E como sempre digo: não queremos que nossos filhos, em momento algum da vida, apresentem lesões de cárie e sofram com as consequências da doença. É nosso papel previnir isso.
Qual a solução? Continuar escovando, insistindo, mesmo que com muito esforço e choro. Uma hora a criança irá se acostumar com isso. E quanto antes virar uma rotina, logo ela entenderá que aquilo é necessário. E aos poucos vai permitindo melhor a higienização.
É melhor a criança chorar em casa para escovar os dentes com a ajuda dos pais, do que chorar na cadeira do dentista para tratar lesões de cárie. Que trazem um prejuízo extenso à criança.
Prevenção é feita com visitas regulares ao dentista e principalmente no dia-a-dia em casa.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário