Saúde bucal do bebê, por que cuidar?
Saúde bucal do bebê está totalmente relacionada à saúde geral, bem estar e qualidade de vida. Algumas pessoas ainda nos perguntam se é mesmo necessário fazer acompanhamento odontológico em bebês. A resposta é sim! O ideal é que os pais já recebam atenção odontológica durante a gestação. E ao nascimento do bebê já tenham todas as orientações necessárias quanto ao desenvolvimento bucal infantil, hábitos e higiene.
Pensar na saúde bucal do bebê é pensar em oferecer uma vida melhor a ele. Hoje em dia, vivemos uma realidade, diferente de alguns anos atrás. Em um passado não muito distante o acesso ao sistema de saúde odontológico não era tão comum à toda a população. Muitos passavam a vida fazendo extensos tratamentos, chegando a perder dentes, necessitando fazer reabilitações com prótese. Hoje, o que domina a odontologia atual é a prevenção. Como já falamos aqui no Blog. E prevenção começa desde o nascimento da criança. Quanto antes o bebê tiver bons hábitos, mais distante ele estará desta odontologia curativa e restauradora. Melhor será sua qualidade de vida. E até financeiramente será mais viável para a família.
Assim, dar atenção a saúde bucal do bebê é um trabalho muito importante. Levar regularmente seu bebê ao odontopediatra, além de receber corretas orientações sobre os diversos assuntos que tangem a odontologia infantil, fará com que o bebê cresça adaptado ao ambiente do consultório. E ao primeiro sinal de qualquer intercorrência relacionada à saúde bucal, o odontopediatra já poderá intervir. Tornando os tratamentos mais simples e acessíveis. O futuro das nossas crianças hoje em dia é crescer com dentes saudáveis e mantê-los até o fim da vida. É o nosso papel promover a prevenção. E prevenção o quanto antes começar é melhor para o bebê. Não espere sua criança crescer para começar o acompanhamento odontológico. Bebês já precisam ter cuidados com a saúde bucal. A saúde bucal faz parte da saúde geral da criança e contribui muito para a qualidade de vida e autoestima delas.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário