Quando começam a irromper os dentes de leite
Uma fase muito importante na vida dos bebês é quando começam a irromper os dentes de leite. Por volta dos 6 meses de vida.
Muitos pais têm dúvidas sobre a idade certa em que os dentes começam a irromper. Costumo dizer que cada criança tem o seu tempo cronológico biológico individual. Então não existe uma regra, se seu filho demorar mais para ter os dentes de leite, comparado com os amiguinhos, primos, ou até irmãos, não precisa se preocupar. A idade de irrupção varia muito de criança para criança. Existem bebês com 4 meses que já tem dentes, e bebês com 1 ano que ainda não tem nenhum dente. Os dois casos ainda estão dentro de uma margem aceitável de variação. O que ocorre é que existe uma “idade limite” de irrupção. Portanto se a criança tem 1 ano e meio, ou 1 ano e 8 meses e ainda não tem nenhum dente de leite na boca, já seria interessante o odontopediatra investigar possíveis causas para a demora.
Algumas crianças podem apresentar algumas condições ou síndromes que podem atrasar a irrupção ou até mesmo casos em que as crianças não têm nenhum dente de leite, ou só alguns, o que justificaria a condição. Existem exames específicos para diagnosticar possíveis atrasos na erupção.
Quais são os sintomas da erupção?
O que o pais também já sabem é que essa época da vida dos bebês é muito complicada. Os bebês sofrem os incômodos da erupção. Os filhos salivam em excesso, ficam irritadiços, podem não querer se alimentar direito. Alguns bebês apresentam febre e diarréia durante esse período. Mas não temos embasamento científico suficiente para afirmar que esses sintomas são causados pela erupção dos dentes de leite. Portanto, se seu filho apresentar febre alta, ou diarréia intensa durante esse período, procure um médico pediatra para descartar outras doenças que podem ter coincidido com o momento.
Como aliviar os sintomas?
É importante salientar que não recomendamos o uso de nenhuma medicação para a erupção dos dentes de leite, como nene dent. Pois essas medicações contém substâncias anestésicas que se usadas indiscriminadamente podem ser muito prejudiciais ao bebê. Oriento que os bebês passem por essa fase fisiológica da forma mais natural possível. Fazendo apenas o uso de mordedores gelados (colocar os mordedores na geladeira), que vão auxiliar muito no alívio dos sintomas.
Como higienizar?
Lembrando que à partir da erupção do primeiro dente de leite, os pais já devem começar a escovar com escova de dentes de
cerdas macias e cabeça pequena, e já com pasta de dente com flúor (conforme já explicamos em outros posts aqui no Blog).
E levar o bebê regularmente ao Odontopediatra nesse período é muito importante.
Gostou do texto? Não se esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário