A importância da prevenção em Odontologia
Já foi a época em que procurávamos o dentista somente quando tínhamos algum problema ou dor. Cada vez mais no mundo o conceito de prevenção vem sendo utilizado. Que consiste em tomar medidas preventivas para evitar problemas relacionados a saúde. Em odontologia o conceito de prevenção é muito utilizado, e embora os mais velhos ainda insistam em procurar ajuda só para reparar danos, os mais jovens podem começar a se inserir na prevenção odontológica de forma muito positiva e vantajosa.
Cabe aos pais levar os filhos regularmente ao odontopediatra, desde bebê, e manter frequente as consultas de prevenção de rotina. Se um problema é detectado no início as oportunidades de tratamento e cura são muito melhores. E muitas vezes, as orientações passadas pelo Odontopediatra já são suficientes para evitar possíveis futuros problemas.
Por mais que a criança precise fazer algum tratamento com intuito de curar doenças e problemas, é preciso que ela continue um trabalho preventivo em casa. Fazendo a correta higienização, se alimentando de maneira saudável e seguindo todas as orientações do dentista. “É melhor previnir que remediar” – é um ditado muito sábio. E por mais que tenha acontecido algum deslize e a prevenção tenha falhado. Após o tratamento curativo, restaurador de saúde, o indivíduo deve se inserir em uma prevenção de futuros novos problemas. Metade do trabalho é feito pelo profissional no consultório e a outra metade é importante a criança em casa, dia após dia, manter a saúde bucal.
É muito comum uma criança visitar o consultório com uma condição de saúde bucal muito ruim. O dentista passa a ter um papel simplesmente de “tampar buracos”. Isso foge muito do que é a odontologia atual. A odontologia moderna visa prevenção, qualidade de vida. A nossa intenção é que as crianças não tenham mais doença cárie, por exemplo. Queremos e sonhamos com uma população jovem livre da doença e que tenham sim consultas de rotina, mas preventivas, e não mais curativas.
Vamos prevenir?
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instragram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário