O que fazer com os dentes de leite
O que fazer com os dentes de leite? Muitos pais se perguntam o que fazer com os dentes do filhos que vão caindo? Sabemos que muitos gostam de guardar os dentes de leite como forma de recordação da infância do filho. Mas se você não quer guardá-los e não sabe o que fazer com eles, aqui vai uma dica muito legal sobre a doação para bancos de dentes:
Para fins didáticos e de pesquisas acadêmicas, visando acabar com o comércio ilegal de dentes humanos, algumas universidades criaram os Bancos de Dentes Humanos(BDH). Onde recebem doações de pacientes e/ou cirurgiões-dentistas.
Nos casos onde os dentes são extraídos no consultório dentário, o profissional deve perguntar ao paciente, ou seu responsável legal, se ele aceita doar os dentes. Informando o destino e finalidade de tais dentes. Caso o paciente concorde, ele deverá assinar um termo de consentimento e doação.
Os próprios pacientes também podem levar os dentes em alguma universidade que tenha banco de dentes humanos e fazer a doação.
Esses dentes são devidamente catalogados, esterilizados e armazenados em meios próprios.
Com a colaboração de todos, os bancos de dentes humanos podem ser muito bem utilizados tanto pelos profissionais de pesquisas acadêmicas quanto pelos estudantes de odontologia.
Converse com seu cirurgião-dentista para maiores informações.
Coleta de células tronco através dos dentes de leite
Outra forma de aproveitar de uma maneira muito positiva os dentes de leite é usando-os para fazer o congelamento de células tronco. A parte mais interna dos dentes de leite é composta por células capazes de se diferenciar em diversos outros tecidos. Servindo para possíveis tratamentos de saúde futuros. Para a coleta de células tronco é preciso se programar e conhecer o serviço de algumas empresas responsáveis pelo armazenamento. Existe uma maneira certa para a coleta e os pais precisam estar previamente orientados. Mas isso é assunto para um outro post.
Gostou da dica? Não esqueça de deixar um comentário!
Siga-nos nos facebook: odontopediatriarigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário