
Saiba porque a primeira consulta odontológica é tão importante
Como já falamos aqui no Blog, o ideal é que a primeira consulta odontológica seja antes do irrompimento do primeiro dente de leite. Para que os pais possam receber as informações necessárias sobre higienização, dieta, prevenção da doença cárie, hábitos como uso de chupeta, mamadeira, sucção de dedo. Se seu filho for mais velho, ou um bebê ainda, mas já com alguns dentinhos e ainda não teve uma visita ao dentista, indicamos que procure logo um profissional especializado para acompanhamento e orientações.
Na primeira consulta, além da parte de condicionamento psicológico da criança, o odontopediatra irá fazer um levantamento aprofundado sobre hábitos, dieta, higienização, história médica e história médica familiar. Para que possa elaborar junto aos pais um plano de tratamento adequado, tendo boas tomadas de decisões. É na primeira consulta que os pais e as crianças vão receber orientações de bons hábitos de higiene bucal. Importantes para toda a vida. E também é a hora de tirar qualquer dúvida sobre qualquer assunto relacionado a odontologia. Nesse momento é criado o vínculo profissional-paciente-pais que vai ser importante para o bom relacionamento dali para frente.
Como fazemos a primeira consulta
Geralmente, na primeira consulta aqui no consultório, costumamos fazer a profilaxia (limpeza profissional). Pois algumas lesões de cárie em estágio inicial só conseguem ser diagnosticadas em superfícies limpas e secas. Então se a criança chegar com muito biofilme (placa bacteriana) nos dentes. Que é bastante comum. Algumas lesões podem passar despercebidas e não é o que queremos. Como também já pode ser feita a aplicação de flúor em alguns casos, onde ele é necessário. Cabendo ao profissional julgar a necessidade ou não. Para fins de diagnóstico, algumas radiografias periapicais (aquelas tiradas no próprio consultório) também podem ser necessárias nessa primeira consulta. Para um correto plano de tratamento posterior.
Lembrando que essa primeira consulta dura em torno de 1 hora. Muita informação deve ser colhida (na anamnese) e passada através de uma boa explicação sobre os problemas bucais, visando a saúde das crianças. Como também é feito todo o condicionamento psicológico, atividade educativa, motivação para bons hábitos de higiene, profilaxia, exame clínico e elaboração de plano de tratamento. Assim, ao final da primeira consulta, o odontopediatra apresentará um plano de tratamento individualizado para seu filho.
Como o sucesso do tratamento está diretamente ligado a uma boa consulta inicial, precisamos dessa primeira consulta detalhada. Não podendo dar apenas uma ‘olhadinha’ como alguns pais ainda pedem. Diferente dos adultos, para a criança sentar e abrir a boquinha para que seja feito o exame clínico, muitas técnicas de abordagem psicológica têm que ser usadas. E um correto diagnóstico e plano de tratamento demanda tempo.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário abaixo.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário