Higienização bucal do bebê
Por muito tempo acreditou-se que era importante iniciar a higienização bucal do bebê logo após o seu nascimento. Muitas vezes com uma fralda ou gaze molhada, massageando a gengiva. Essa higiene inicial da cavidade bucal ainda sem dentes, era vista como uma importante forma de criar hábitos saudáveis de higiene na criança. Que desde muito novinha já estaria se acostumando com a limpeza da boca. Por esse lado, não teria problema algum para os pais que já quisessem iniciar a higienização no recém-nascido. Entretanto, alguns estudos já nos apontam que essa higienização, quando ainda não tem nenhum dente erupcionado, não é necessária. E muitas vezes pode contribuir para remoção da proteção natural da cavidade bucal do bebê. Desequilibrando a microbiota natural da boca. O leite materno, por si só, já protege a cavidade oral do recém- nascido.
Quando começar a higienização
Eu oriento os pais dos meus pacientes a iniciarem a higienização somente após o irrompimento do primeiro elemento dentário. Já com uma escova dental de cerdas macias e cabeça pequena, com pasta de dente fluoretada ( na concentração mínima de 1100 ppm de flúor – informação contida nas embalagens) em quantidades pequenas. Conforme já explicado em posts anteriores aqui no Blog.
Dessa forma, por volta dos 6 meses de idade, o bebê vai começar a ter contato com a higienização bucal. E ainda assim, a partir dai, começará a ser criado hábitos de higiene saudáveis na criança.
Por que escovar?
É importante que a hora da escovação seja uma hora tranquila, agradável. Mesmo que a criança chore ou não goste que os pais escovem os seus dentes, é importante insistir na higienização. Para que possam prevenir futuros problemas relacionado a doença cárie, por exemplo. Pelo menos duas vezes ao dia, principalmente após a ultima mamada, é importante que a escovação seja feita, de maneira eficaz. A prevenção começa desde cedo. E os resultados de uma boa prevenção são colhidos ao longo de toda a vida da criança.
Não deixe de fazer acompanhamentos frequentes no Odontopediatra. Para uma limpeza profissional, e receber melhores esclarecimentos sobre a saúde bucal do seu filho.
Gostou do texto? Não se esqueça de nos deixar um comentário!
Siga-nos no Facebook: Odontopediatriarigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário