A percepção estética do sorriso para as crianças
Desde que as crianças começam a ter um entendimento sobre quem são e como são, elas já reparam também em seus próprios dentes e sua estética. Muitas vezes elas vêem os dentes dos coleguinhas na escola, dos primos, dos vizinhos. E já conseguem ter um discernimento do que é belo e o que não é. Beleza é um termo muito complexo. Depende de uma série de fatores pessoais e individuais. Porém, quando falamos de sorriso, o que foge do comum, dos dentes branquinhos, alinhados e limpinhos é considerado feio. E a criança por mais novinha que seja, já tem essa percepção. Muitas vezes bebês com dentes cariados, quebrados ou manchados já sentem vergonha de sorrir, de tirar foto. E questionam os pais o por quê dos seus dentes serem diferentes.
Portanto, seria muito despretensioso de nossa parte achar que nossos filhos não estão ligando para os próprios dentes. E que não precisa ser feito um trabalho estético de qualidade em uma criança pequena. Achando que ela não está se importando se os dentes estão feios ou bonitos. Assim, quando há algum prejuízo estético no sorriso dos pequenos, é importante que além de se preocupar com a saúde, nos preocupemos também com comprometimento estético. Devolver estética aos dentes de leite, significa devolver sorrisos, devolver beleza. E assim devolver também qualidade de vida.
Muitas crianças são vítimas de bullying na escola, e até entre os familiares, por conta dos dentes. Sendo necessário conversar bastante com a criança sobre o que está acontecendo e tentar resolver o problema o mais rápido possível.
Crianças que perdem dentes da frente por trauma, cárie, ou que têm os dentes manchados, quebrados, desalinhados, também precisam de uma reabilitação estética. Não podemos desmerecer os sentimentos dos pequenos. Que também tem vaidade e auto-estima como nós. Um sorriso bonito e confiante, pode transformar as crianças, melhorar a infância e prevenir possíveis problemas de auto-aceitação na adolescência.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário