Como é feito o condicionamento infantil para a primeira consulta odontológica
Condicionamento infantil. Uma das partes mais importantes da odontopediatria e o que muitas vezes difere um profissional capacitado em atender crianças de outros, é a capacidade de introduzir o ambiente do consultório odontológico na vida da criança ou bebê de uma forma tranquila e positiva. Isso é um grande desafio para o odontopediatra.
Muitas crianças já chegam ao consultório com medo. Porque já ouviram outras pessoas falando que dentista é ruim, ou dói, ou simplesmente têm medo do desconhecido. Algumas crianças também associam o dentista e o consultório ao local em que elas tomam vacina. E acabam tendo uma associação negativa e apresentam muito medo em um primeiro momento. Por isso, cabe ao odontopediatra desmistificar a idéia negativa do dentista (que é popularmente muito difundida).
O que fazer em casa?
Oriento aos pais que em casa, antes mesmo do dia da primeira consulta, já comecem a conversar com os filhos sobre como será a visita ao dentista. Para os mais velhos cabe explicar como é o consultório, e qual papel do dentista. Sempre falando de forma positiva. É importante dizer que vocês já foram ao consultório. Que os irmãozinhos, avós, tios, primos e amiguinhos também já foram e que foi tudo muito bom. Pois o “tio dentista” ajudou a manter os dentes limpinhos e bonitos. Para os mais novos vale lançar mão de alguns desenhos famosos onde os personagens vão ao dentista. Como o episódio em que a Peppa vai ao dentista. E mostrar várias vezes para os filhos. Conversando sempre de forma alegre e positiva sobre a consulta.
Durante a consulta
No dia da consulta, os pais devem manter sempre uma atitude firme e positiva para passar segurança aos pequenos. O ambiente decorado cheio de brinquedos e bonecos, ajuda as crianças a terem uma primeira boa impressão visual. Faz eles entenderem que aquele ambiente é legal e pensado justamente neles. O primeiro contato com o dentista também vai ajudar a criar um vínculo positivo. Muitas vezes os odontopediatras não usam avental branco (justamente para evitar recordações de médico, hospital e vacina). E a criança começa a entender que aquele ambiente novo não parece ser tão ruim.
Dentro da sala de atendimento a decoração infantil também ajuda a criar um ambiente amistoso. O dentista usará alguns recursos e técnicas psicológicas de condicionamento infantil. Como: falar, mostrar e fazer; reforço positivo; técnica de controle de voz. Para familiarizar a criança ao consultório, aos barulhos, instrumentais, e procedimentos mais simples.
Muitas vezes podemos pedir para o irmão mais novo observar o mais velho sendo atendido. Para ver que o irmão fica tranquilo e sem medo na cadeira. Ou então para que os pais cheguem mais cedo e mostre outra criança sendo atendida. Ao final da consulta o odontopediatra presenteia a criança com um brinde, que também faz parte do condicionamento. Para que toda a consulta seja vista como algo legal. Cada caso é individualizado e cada criança receberá o condicionamento apropriado. Podendo levar uma ou mais sessões para esse condicionamento ser efetivo. Devendo os pais ter paciência e respeitar a individualidade do filho.
Quando uma criança já está condicionada e ambientada ao consultório odontológico, todo o tratamento se dá de maneira tranquila e positiva. E até mesmo procedimentos mais complexos são realizados sem problemas. Um condicionamento bem feito vai influenciar positivamente no resto da vida da criança. Que crescerá sem medo de dentista.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Eliane Edilza Barbosa diz
Que maravilha, vou procurar um especialista sim, pq minha filha tem 4 aninhos levei ela ao posto de saúde como eu mim arrependi, lá eles não sabem lidar com crianças e acaba que ela está criando medo na cabecinha dela, e eles traumatizam mesmo, porquê não tem experiência.