Chupeta e morte súbita: o que precisamos saber?
Chupeta e morte súbita é um assunto muito importante para discutirmos. Cerca de 3500 bebês morrem por ano nos Estados Unidos vítimas de morte súbita. Considerada um distúrbio do sono, é definida como a morte abrupta do bebê durante o sono. E não pode ser explicada, mesmo após uma investigação completa. Incluindo autópsia.
Ainda é um assunto muito estudado. Temos poucas certezas sobre as causas da Síndrome da morte súbita do lactente. Porém muito é falado sobre as maneiras de prevenção desse problema.
Em novembro de 2016, a Academia Americana de Pediatria publicou uma atualização nas recomendações para uma ambiente seguro de sono. E entre elas estava o uso de chupeta na hora de dormir. Então para bebês com até 1 ano de idade é recomendado que os pais ofereçam a chupeta na hora de dormir. Não havendo necessidade de recolocar na boca caso caia durante a noite.
Estudos epidemiológicos, incluindo bebês de até um ano, mostraram que uso da chupeta na hora de dormir foi importante para a prevenção da morte súbita. Lembrando que após um ano, os bebês já podem dormir sem as mesmas. Evitando prolongação de um hábito. Sabemos que a chupeta deve ser oferecida somente em momentos pontuais. E deve ser removida antes dos 2 anos. Assim, a nova orientação dos pediatras não influencia nas recomendações odontopediátricas. Pois a chupeta só deve ser oferecida na hora de dormir, se cair da boca durante o sono, tudo bem. E retirada quando o bebê completar um ano.
Considero importante os profissionais de saúde se atualizarem sobre o assunto. Para orientar de maneira adequada os pais sobre o uso de chupeta e morte súbita. Existem outras formas de prevenção do problema. Converse com o médico pediatra do seu filho.
Gostou do texto? Deixe um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
E no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário