Bruxismo em crianças
Bruxismo em crianças? Muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre bruxismo, que consiste em movimentos não funcionais da mandíbula, enquanto a pessoa dorme, ou até mesmo durante o dia, quando está acordada. O que muita gente não sabe é que o bruxismo também acomete as crianças, que às vezes são bem pequenas e os pais já percebem o problema.
Diagnóstico
Geralmente, se seu filho tiver bruxismo você vai perceber. Os movimentos mandibulares são constantes, às vezes com som e as pessoas que convivem com alguém com bruxismo sabem identificá-lo.
Entretanto, uma polissonografia (exame utilizado para investigar distúrbios do sono) irá ajudar no diagnóstico.
Causas
As causas do bruxismo ainda estão sendo estudas, mas podem ter relação com estresse emocional, alterações comportamentais, doenças neurológicas, uso de alguns medicamentos, baixo peso ao nascer e hereditariedade, por exemplo. Um pai com bruxismo tem chances de ter filhos também com bruxismo. Crianças mais ansiosas ou em momentos de maior estresse emocional parecem ser mais propensas a apresentarem bruxismo. Ainda é necessário mais estudos para que as causas do bruxismo em crianças seja melhor esclarecidas.
Tratamento
Ainda é difícil falar em tratamento para o bruxismo, mas tentamos controlá-lo. Cabe ao cirurgião-dentista avaliar individualmente cada caso para ter a conduta necessária. Muitas vezes os dentes da pessoa com bruxismo sofrem desgastes acentuados e por isso é importante conversar com o cirurgião-dentista para juntos buscarem soluções para o problema.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário