Autismo em crianças
Autismo em crianças: vamos falar sobre isso?
O Autismo crianças, também é conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA). São transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.
Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões.
O autismo é mais comum em crianças do que se somarmos os casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos!
No dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Então decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças.
Apesar de ainda não se saber ao certo o que causa o autismo, cientistas do mundo inteiro têm trabalhado em conjunto na busca por respostas.
E como é o tratamento odontológico das crianças com autismo?
O cirurgião-dentista Odontopediatra é o responsável por cuidar da saúde bucal das crianças. E as crianças autistas não ficam de fora. Elas também recebem os cuidados do Odontopediatra. Assim como outras crianças especiais, o profissional deve ser capacitado e experiente para atendê-las. Sempre com muito carinho e conhecimento, o tratamento de uma criança autista pode ser mais demorado e trabalhoso. Porém deve ser realizado seguindo os mesmos protocolos de prevenção das outras crianças. Então, sabemos que com a participação e colaboração dos pais, junto com o Odontopediatra, a saúde bucal das crianças com autismo pode ser preservada com qualidade.
Deixe um comentário