Atendimento Odontológico às Gestantes
Atendimento odontológico às gestantes. Diferente do que muitas pessoas acreditam, as gestantes podem e devem se consultar com um dentista durante essa fase tão importante de suas vidas.
Durante a gestação existem muitas alterações hormonais que influenciam a cavidade bucal. E podem consequentemente acarretar em algum prejuízo para o feto. Também é durante a gestação que os germes dentários começam a se formar. Sendo importante as futuras mamães receberem todas as orientações necessárias.
As gestantes precisam, também, receber orientações sobre como cuidar da cavidade bucal do bebê após o nascimento. Quando levá-lo pela primeira vez ao dentista. E, principalmente, precisam manter hábitos saudáveis para que possam transmití-los ao filho após o nascimento.
Cabe ao profissional de odontologia, conhecer as diferentes fases da gestação. Avaliar riscos e benefícios dos tratamentos que forem necessários. Usando sempre os melhores recursos técnico científicos em relação à oportunidade de tratamento, terapêutica medicamentosa, incluindo uso de anestésicos locais adequados. Indicações radiográficas também devem ser avaliadas, mas não estão proibidas, como alguns acreditam. O mais importante é o profissional estar sempre se atualizando e utilizar a prática odontológica baseada em evidências científicas.
Ministério da Saúde – Manual de cuidados odontológicos – assistência pré-natal.
Associação Brasileira de Odontopediatria
American Academy of Pediatric Dentistry
Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: Odontopediatria Rigo
Deixe um comentário