Crianças com necessidades especiais
A Academy of Pediatric Dentistry (Academia Americana de Odontopediatria) define crianças com necessidades especiais como aquelas que possuem quaisquer deficiências físicas, de desenvolvimento, mentais, sensoriais, comportamentais, emocionais ou limitantes que exijam um acompanhamento médico, intervenção nos cuidados de saúde e/ou utilização de serviços ou programas especializados.
A condição que a criança apresenta pode ser: congênita (aquela adquirida antes do nascimento ou mesmo posterior a tal, no primeiro mês de vida), de desenvolvimento ou adquirida por meio de doença, trauma ou causa ambiental. E pode impor limitações na realização de atividades diárias.
Como deve ser o cuidado odontológico das crianças com necessidades especiais
Os cuidados de saúde bucal para indivíduos com necessidades especiais requerem um conhecimento especializado. Bem como maior conscientização, atenção e adaptação além do que é considerado rotineiro.
Algumas medicações podem favorecer o surgimento de problemas gengivais ou até mesmo favorecer o aparecimento de lesões de cárie por conter açúcar e deixar a boca da criança seca. E muitas vezes os pais sentem dificuldades em fazer uma boa higienização da criança em casa. O que prejudica ainda mais a saúde bucal. Portanto, é importante levar seu filho especial regularmente ao dentista para receber orientações especializadas e um tratamento adequado e individualizado. Os profissionais capacitados para atender crianças especiais vão ajudar muito na manutenção da saúde do seu filho.
Aqui na Odontopediatria Rigo as crianças especiais têm um atendimento especializado, humanizado, individualizado e de excelência. Sempre baseado em evidências científicas. Traga seu filho especial para participar do programa de prevenção odontológico. A prevenção é o melhor caminho. Agende uma visita conosco. Teremos muita satisfação em cuidar do seu filho.
Dra. Fernanda de Castro Rigo
Cirurgiã-dentista – Odontopediatra
CROSP 98025
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Gostou do texto? Não se esqueça de deixar um comentário!
Deixe um comentário