Você sabia que é possível fazer coleta de células-tronco
através do dente de leite?
A coleta de células-tronco através do dente de leite pode ser a solução para muitos problemas futuros da criança. As células-tronco são células capazes de se transformar em vários tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. São capazes de regenerar órgãos e tecidos lesionados. Promovendo a recuperação dos mesmos. As células-tronco comprovadamente podem ser usadas no tratamento de doenças do sangue. Como: leucemias, linfoma e anemias malignas. Há mais de 300 doenças degenerativas sendo estudas no mundo para terapia celular (com células-tronco). No Brasil, outras doenças já estão em fases avançadas de pesquisa.
Existem várias fontes de células-tronco, como: o cordão umbilical, a medula óssea, o tecido adiposo e a polpa do dente de leite. A polpa do dente é um pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco.
Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis. Isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também a toda sua família.
E como fazer a coleta?
A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos. É importante que a extração seja feita por um dentista. Dentes que foram arrancados em casa são mais susceptíveis a terem a polpa necrosada. Após a extração é importante que o dente seja colocado em um tubo de coleta específico, dentro de uma caixa de isopor resfriada. Assim, o ideal é conversar com o dentista, que já estará preparado para fazer o procedimento adequado. E também avaliar se o dente de leite em questão apresenta as condições ideais para coleta. O dente não deve estar cariado, nem ter sofrido algum processo patológico, e precisa ter mais de um terço de estrutura de raiz intacta.
Após a extração, o dente será encaminhado para um centro de coleta e armazenamento dessas células. Para os pais que se interessarem em armazenar células-tronco dos filhos, não deixe de conversar com o dentista para maiores informações. Aqui na Odontopediatria Rigo, estamos preparados para fazer coleta de células-tronco através do dente de leite.
Gostou do texto? Deixe um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário