Cárie de mamadeira. O que você precisa saber?
Cárie de mamadeira. Um assunto bastante comum entre os odontopediatras. Não é raro encontrar bebês ainda bem novinhos já com lesões de cárie. A doença cárie pode se estabelecer desde que o bebê já apresente dentes na boca. E está diretamente relacionada com a ingestão de açúcares e a má higienização.
Mas será que seu filho está correndo risco de apresentar a doença? Como já foi falado aqui, a escovação dental deve ser iniciada desde o irrompimento do primeiro dente de leite. E já deve ser utilizado dentifrício fluoretado. O que muitos pais não sabem é que um hábito bastante comum entre os pequenos pode ser decisivo quando falamos de doença cárie: mamar durante a madrugada. É muito comum encontrarmos bebês que passam a madrugada toda acordando para mamar. Seja no peito da mãe, ou mamadeira. O fato é que essa ingestão de leite durante a noite, pode ser a principal causa de lesões de cárie precoces, ainda no bebê. Conhecidas como cárie de mamadeira.
O que fazer então?
O ideal seria todas as vezes que o bebê mamar, mesmo que seja de madrugada, os pais fazerem a higienização bucal. Mas concordo que é um pouco difícil os pais acordarem o bebê, que já dorme mamando, para a escovação. Muitos pais trabalham fora durante o dia e prolongar o tempo acordado de madrugada influenciaria negativamente no dia seguinte de trabalho. Porém, ter um bebê com lesões de cárie não é o desejado por nenhum pai. O bebê pode sentir dor, ter prejuízos fonéticos, estéticos, além de ter que se submeter a um tratamento restaurador no consultório.
O bebê que ingere leite durante a noite, sem a devida higienização é mais propenso a ter lesões de cárie. O que fazer? Oriento os pais a tentarem higienizar mesmo com o bebê dormindo. O ideal seria ir diminuindo as mamadas noturnas, até que o bebê faça uma amamentação antes de dormir, os pais higienizariam e ele só voltaria a mamar de novo já pela manhã. Não queremos de forma alguma desencorajar seu filho a fazer o aleitamento. Sabemos da importância do aleitamento materno. Só precisamos que as mamadas sejam melhor organizadas com a correta higienização.
Com uma rotina organizada você manterá seu bebê livre da cárie de mamadeira.
Gostou do texto? Deixe um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário