Sedação em Odontopediatria
Sedação em Odontopediatria. O que precisamos saber sobre isso? Muitos pais nos procuram com a seguinte dúvida: podemos sedar meu filho em consultório? Realmente existem muitas crianças com comportamento difícil. Sempre priorizo que seja feita tentativas de condicionamento psicológico, que podem durar mais de uma sessão. E na maioria das vezes, temos um resultado muito positivo. Conforme a criança vai se adaptando ao consultório, o comportamento vai melhorando.
Porém algumas crianças têm dificuldade de compreensão. Como por exemplo crianças com necessidades especais. Outras com idade muito baixa acabam dificultando a colaboração. E ainda têm as crianças que nunca foram ao dentista e precisam numa primeira consulta fazer algum procedimento de urgência mais invasivo. Geralmente porque estão com muita dor ou com infecção. O que acaba sendo fatores dificultantes para o condicionamento.
Nesses casos específicos de dificuldade de colaboração e necessidade de intervenção rápida para alívio de dor, temos duas alternativas. Ou fazemos a contenção ativa (com os pais estabilizando os movimentos da criança) quando viável. Ou precisamos fazer a sedação em Odontopediatria.
E como é feita a sedação em Odontopediatria?
A sedação pode ser feita em consultório, com uso de algumas medicações próprias para sedação. Muitas vezes é utilizado um medicamento via oral, alguns minutos antes do procedimento. Ou o óxido nitroso, que consiste em um gás que a criança inala e acaba ficando mais tranquila. Porém, eu particularmente, não gosto de utilizar nenhuma dessas alternativas no consultório odontológico. Pois existe um risco. Mesmo que em uma porcentagem muito pequena de crianças. De acontecer a depressão respiratória, onde a criança não consegue respirar sozinha. Precisando ser entubada. E no consultório não temos condições de entubá-las e elas correm risco de morte.
Para evitar quaisquer tipos de transtornos e não correr riscos, eu opto sempre, nos casos de difícil colaboração, realizar o procedimento em ambiente hospitalar. Nós vamos até o hospital e realizamos todo o tratamento sob anestesia geral e supervisão de médico anestesiologista. De forma mais segura e eficaz
Lembrando que a sedação é um último recurso, para casos muito específicos onde o profissional não consegue mesmo a colaboração da criança. Não deve ser usada indiscriminadamente. O odontopediatra irá junto com os pais escolher a conduta necessária para cada caso.
Gostou do texto? Não esqueça de deixar um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Rômulo Victor Gomes Da Silva diz
Boa noite, tenho 29 anos e tenho fobia de dentista. Gostaria de saber se poderia fazer o procedimento com a sedação.
Fernanda Rigo diz
olá, tudo bem?
Obrigada pelo contato!
Se quiser agendar uma consulta para avaliarmos o seu caso estamos à disposição.
Um abraço