Correção de língua presa: qual o melhor momento para fazer a cirurgia?
Vocês já se perguntaram quando deve ser feita a cirurgia de correção de língua presa?
Nós já conversamos aqui sobre algumas crianças que apresentam o freio da língua com inserção anteriorizada. Popularmente conhecida como língua presa.
Muitas vezes logo após o nascimento a alteração é detectada pela equipe neonatal da maternidade, através do Teste da Linguinha.
O que muita gente não sabe é que nem todos os casos de Língua presa são encaminhados para cirurgia de correção logo após o nascimento, ainda nos primeiros dias de vida do bebê.
O que vai ser determinante para a tomada de decisão cirúrgica ou não é a perda da função.
Se o recém-nascido estiver conseguindo mamar corretamente, e ganhando peso conforme o esperado, a cirurgia pode ser postergada, num primeiro momento.
Com o bebê um pouco maior, chegou a hora de começar a introdução alimentar. Novamente deverá ser feito uma avaliação do freio lingual. O bebê está conseguindo fazer os movimentos necessários para alimentar-se? Um profissional Fonoaudiólogo pode ser fundamental para avaliar casos de bebês que não conseguem se alimentar direito. Ou acabam rejeitando alimentos sólidos por não conseguirem executar os movimentos corretos com a língua.
E em casos onde o freio realmente esteja atrapalhando a alimentação? O Fonoaudiólogo então, junto com médico pediatra vão encaminhar o bebê para a cirurgia de correção do freio lingual nesse momento.
Mas se ainda assim, o bebê conseguir fazer a introdução alimentar corretamente, a cirurgia novamente pode ser postergada.
Assim, quando a criança já estiver maior, porém com dificuldades na pronuncia correta de algumas palavras, novamente o Fonoaudiólogo irá avaliar e indicar a correção cirúrgica ou não.
Informação importante:
Todos os casos devem ser avaliados por um equipe multidisciplinar. Onde juntos, os profissionais vão decidir sobre a real necessidade de intervenção cirúrgica. E assim qual o melhor momento para isso.
Lembrando que cada caso deve ser avaliado individualmente, sempre levando em consideração as funções da língua e o quão comprometidas essas funções possam estar. Nem todas as crianças com língua presa precisam obrigatoriamente de cirurgia. Por isso a avaliação profissional é extremamente importante. Acompanhar o bebê desde o nascimento e avaliar cada etapa do seu desenvolvimento é papel importantíssimo da equipe médica, fonoaudiológica e odontológica infantil.
Aqui na Odontopediatria Rigo a cirurgia de correção de língua presa é feita com uso de Lasers de alta potência. Como já falamos aqui no Blog. Tecnologia inovadora que trás mais conforto e segurança para a criança e os pais.
Agende uma consulta de avaliação para seu filho.
Deixe um comentário