Selante. Você sabe o que é?
Selante é a técnica de “selar” a superfície mastigatória dos dentes com materiais específicos. Que vão torná-la mais lisa e mais fácil de ser higienizada.
Portanto, é um recurso importante em alguns casos específicos. Porém não deve ser indicado indiscriminadamente para todas as crianças como forma preventiva.
Assim, para ser indicado o tratamento com selante, a criança precisa apresentar algumas características. Que o façam ser um complemento útil na ação de prevenção da doença cárie. Dessa forma, só o dentista vai saber e poder avaliar essas características.
Portanto, é imprescindível que o Odontopediatra avalie e indique a técnica para os casos que julgar necessário. Não sendo um tratamento preventivo obrigatório para todas as crianças. E sim um tratamento individualizado.
Muitas vezes a higienização com pasta fluoretada e controle da dieta já são medidas suficientes para a prevenção da cárie.
Ou seja, para saber se seu filho precisa desse técnica, é necessário uma consulta com o Odontopediatra para avaliação do caso.
Por que antigamente todas as crianças faziam selante?
Por muito tempo o selante foi difundido como técnica essencial para prevenção de cárie dentária. Porém, o que as evidências nos mostram é que ele pode ser um bom aliado em casos específicos. Não como regra geral para todos os casos. Por isso, a consulta e avaliação pelo especialista é tão importante.
Assim, buscando sempre evitar problemas de saúde bucal. E cuidando da prevenção das crianças. Indicamos que seus filhos visitem o Odontopediatra regularmente.
Cuide do sorriso de quem você ama.
Gostou do texto? Deixe um comentário.
Siga-nos no Facebook: Odontopediatria Rigo
e no Instagram: @odontopediatriarigo
Deixe um comentário